Sobre o Município

Potencialidades

Potencialidades

HISTÓRIA DA CACHAÇA LIRA E LIRA ECO PARQUE

...

Cachaça Lira

Cachaça Lira é produzida em Amarante, Piauí e representa a saga de um homem que viveu à frente do seu tempo: Francisco José Lira. Esse piauiense nasceu em 1864 e desde 1889, dedicou-se à produção de cachaça.

Coronel Chico Lira, com sua extraordinária capacidade empreendedora, transformava as adversidades em oportunidades. Quando uma grande seca devastou o sertão nordestino no ano de 1915 ele fundou o Sítio Floresta, onde criou meios de sustentabilidade, de preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. Preocupações que somente hoje estão sendo disseminadas globalmente.

Sua postura ética e seu rígido caráter, pautados na fé e no respeito aos valores, marcaram profundamente a formação dos seus descedentes, que preservaram seu empreendimento e, sobretudo, suas lições, como um valioso patrimônio para a posteridade.

A Cachaça Lira é resultado desse processo que associa a tradição dos antigos engenhos com a evolução das novas tecnologias, a paciência do tempo secular com o prazer de fazer bem-feito, o apuro artesanal brasileiro com os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade. Uma história que a família Lira tem orgulho de demonstrar ao batizar com seu próprio nome essa extraordinária bebida.

A Cachaça Lira nasce de uma cana produzida de forma orgânica, método que garante a matéria-prima de elevada qualidade, além de respeitar o meio ambiente. Suas características especiais são obtidas e potencializadas nas criteriosas técnicas de corte, lavagem, moagem, fermentação, destilação em alambique de cobre e armazenagem em tonéis de madeira, onde permanece por vários anos.

ORIGEM DO NOME

O nome é uma homenagem ao criador da cachaça, Sr. Francisco José Lira

 

Lira Eco Parque

A Lira representa mais de 100 anos de historia, não apenas para a família, mas também para o estado do Piauí. Francisco José Lira nasceu em 1864 e desde 1889 dedicou-se a produção de cachaça e demais derivados da cana-de-açúcar.

Com a grande seca de 1915, que devastou o sertão nordestino, ele conseguiu transformar a adversidade em oportunidade, momento em que abandonou a antiga propriedade e fundou, em Amarante–PI, o Sítio Floresta, onde criou meios de sustentabilidade, de preservação ambiental e uso racional de recursos naturais. Preocupações que somente hoje estão sendo disseminadas globalmente.

A postura ética do Coronel Chico Lira e seu rígido caráter, pautados na fé e no respeito aos valores, marcaram profundamente a família, que preservou seu empreendimento e, sobretudo, suas lições, como um valioso patrimônio para posteridade.

Foi exatamente isso que possibilitou, em 2016, a criação do Lira Eco Parque, um lugar ecológico para quem deseja fugir da cidade e descansar no conforto da natureza.